E-BOOKS
Compreendendo a teoria da relatividade: dos fundamentos às suas consequências
Autores:
Alisson Cristian Giacomelli
Carlos Ariel Samudio Pérez
Ano: 2019
Páginas: 113
ISBN: 978-85-523-0041-0
Palavras-Chave: 1. Relatividade (Física). 2. Teoria da aprendizagem. 3. Física (Ensino médio).
Área do conhecimento: Física
A Física, assim como qualquer outra ciência, encontra-se, desde os seus primórdios, em constante evolução. Teorias são frequentemente modificadas, e até mesmo descartadas, sendo substituídas por outras. Essa constante modificação constitui-se na própria natureza de uma teoria científica, ou seja, ela precisa ser falseável. Uma profunda modificação na forma como o meio científico concebia algumas grandezas físicas fundamentais, como espaço, tempo e matéria, ocorreu no início do século XX com a ascensão da teoria da relatividade de Einstein, que se constitui num dos pilares do que ficou conhecido como “Física Moderna”. A presente obra apresenta um texto de apoio aos professores de Física do ensino médio, que aborda tanto tópicos de relatividade restrita como de relatividade geral. Buscou-se abordar os tópicos com uma linguagem simples, evitando ao máximo complicações matemáticas, no intuito de tornar a leitura acessível tanto ao professor como ao aluno. Nesse sentido, ao longo do texto, também é sugerida a realização de algumas atividades, como dinâmicas, experimentos mentais e mesmo de laboratório didático, sempre buscando movimentar a estrutura cognitiva do estudante com o objetivo do promover uma melhor compreensão do conteúdo. A utilização do material não precisa, necessariamente, seguir a mesma ordem em que os tópicos estão dispostos no presente texto. Podem-se selecionar apenas alguns tópicos, com a ressalva de alguns conceitos que são, de certa forma, pré-requisitos para uma melhor compreensão de outros.
Assim, apresenta-se um material que visa facilitar o trabalho do professor assim como a compreensão por parte dos estudantes em relação à relatividade restrita e geral. Esse material consiste no produto educacional desenvolvido como pré-requisito parcial para a obtenção do título de mestre de um dos autores junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF).