E-BOOKS
Balcão do Consumidor - Coletânea Educação para o Consumo: novas tecnologias
Organizadores:
Liton Lanes Pilau Sobrinho
Fabíola Wüst Zibetti
Rogerio da Silva
Ano: 2018
Páginas: 247
ISBN: 978-85-523-0043-4 (PDF)
Palavras-Chave: 1. Consumidores . 2. Defesa do consumidor. 3. Sociedade de consumo.
O advento tecnológico vem a ser anunciado como um instrumento transformador da realidade social, porém ele pode ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal, devendo, no entanto, ser utilizado pelo homem em prol da humanidade. Essa ideia, de que as novas tecnologias são a solução para o problema da agressão ao meio ambiente, deve ser analisada com muita cautela, pois elas necessitam também de recursos naturais e a simples troca de um para o outro é efetivamente o risco de que o dano pode ser ainda maior. Esse novo cenário deve ser olhado como uma nova condição de possibilidade, em que todos os riscos devem ser mensurados.
O problema existente nessa relação é um uso efetivo do uso da tecnologia, como forma de substituição das relações humanas, mediante a utilização massiva dos novos meios de comunicação, de modo que as interações deixam de ser pessoais e passam a ser virtuais.
Assim, surge uma grande preocupação para a sociedade de consumo, que é exatamente a necessidade de proteção do consumidor diante da fragilidade de empoderamento da parte vulnerável da relação de consumo que é seu destinatário final, ou seja, o próprio consumidor.