Apresentação

O Centro de Cultura, Memória e Patrimônio da Universidade de Passo Fundo (CCMP/UPF) configura-se numa proposta do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade vinculado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) para efetivação de implementação dos princípios e diretrizes da Política de Responsabilidade Social da Instituição.

A proposta orienta-se pelo objetivo da Política de Responsabilidade Social de “promover atividades voltadas para o desenvolvimento, a produção e a preservação cultural e artística por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo-se na elaboração e no desenvolvimento das políticas públicas voltadas à cultura, à memória e ao patrimônio regional e nacional”.  

A iniciativa tem por finalidade principal agregar as ações locais e regionais que têm por objeto de atuação a cultura, a memória, o patrimônio e a história regional, bem como analisar criticamente e compreender os processos constitutivos da região do Planalto Médio rio-grandense.  

As principais atividades, constituídas como prestação de serviços, voltam-se à divulgação científica, ao vínculo com museus, bibliotecas, arquivos, casas de cultura, e associações culturais, centrando-se na história e na pré-história regional. Essas atividades pressupõem o princípio da inclusão social, histórica, etino-racial, com base na prática da garantia de igualdade dos direitos e do respeito às diferenças histórico-culturais.